Case Studies

RockinRio Academy

Sobre o projeto

“A experiência é a cola do conhecimento”, diz-se frequentemente. Impactar, envolver e provocar curiosidade, ao mesmo tempo que dotamos os indivíduos de novas competências, exige processos de formação e desenvolvimento cada vez mais disruptivos e desafiadores, permitindo estimular até aqueles cujo percurso tenha sido mais amplo.

Com estas premissas em mente, apoiámos a vontade de um parceiro em transformar o seu percurso na temática principal de um evento formativo. Sendo uma das empresas mais relevantes a nível mundial no sector dos festivais de entretenimento, a missão de criar uma experiência formativa que fosse fiel a esse estatuto foi um processo exigente e complexo, mas com resultados bastante positivos.

Este evento formativo juntou mais de duas centenas de quadros médios e superiores de organizações totalmente heterogéneas, em cada uma das suas duas edições (bienal). Acontece dentro do festival enquanto este decorre, utilizando vários espaços entre os quais o espaço VIP, para proporcionar uma vivência incomparável.

Durante um dia, em clima de grande networking, os participantes ouvem e interagem diretamente com um leque de oradores onde se incluem todos os principais executivos do parceiro em parceria com convidados externos, abordando os desafios das diferentes áreas funcionais através de um processo de storytelling, numa viagem completa ao mundo da gestão, a qual é enquadrada por uma forte componente científica.  

Como culminar do dia e do programa cuja metodologia se denominou de “living case-study”, os participantes realizam um conjunto de visitas técnicas, onde acedem à operação e comprovam in loco muitos dos aspetos, ideias e técnicas anteriormente veiculadas, fechando-se assim o ciclo de aprendizagem experiencial.

 

Principais Resultados

  • O sucesso do projeto permitiu à estrutura do nosso parceiro ser percebida como um caso de estudo pelas praticas de gestão que adota, muito para além daquilo que o produto da sua ação, ou seja, o festival de musica e entretenimento;
  • O projeto constitui-se hoje como uma plataforma de diálogo entre o nosso parceiro e um público-alvo com o qual não interagia anteriormente;
  • Enquanto evento formativo, o projeto é hoje uma referência multinacional, influenciando o formato e concedendo inputs para edições similares, organizadas noutras latitudes;
  • Consolidou a abertura do nosso parceiro à sua envolvente, onde partilha sucessos e insucessos, mas onde recebe também bastantes inputs que lhe permitem compreender melhor a sua envolvente e aprender com ela;
  • A excelência da experiência formativa atrai um leque de participantes cujo perfil sénior e hierarquicamente elevado atesta, sendo a inscrição inclusivamente usada em várias organizações presentes como forma de premiar os seus colaboradores.